terça-feira, 11 de agosto de 2015

presenteada


Quando o meu amigo Catatau Daniel Couto, co-diretor e roteirista do curta Barbante me entregou a claquete pouco antes de começarmos a rodar a primeira cena – levei um susto. 

Há menos de duas semanas, eu havia sido convidada pelo produtor Cézar Campos e pelos diretores (Catatau e Samir Hauaji) para fazer a assistência de direção e confesso que, já entrando assim, nos 45 do segundo tempo (ou, melhor: nos pênaltis), sentia-me bastante insegura para a função.
No set, armada com o roteiro, decupagens, ordens do dia e etc – eu era a portadora dos papéis. E agora – também da claquete. 

Objeto emblemático do ofício, todos que dela se aproximaram algum dia, ao menos uma única vez, já sentiram vontade de manuseá-la. Estou mentindo, meninos Nicollas Lima, Felipe Britto, Richard Oliveira Dos Santos e Pedro Augusto?

Cena 14, plano 1, take 1. Laura Cardoso e Marcinha Falabella.
Ufa! Foi de prender a respiração.
Mas a assistente de direção e a claquetista deveriam se fundir e funcionar azeitadas. Falhei muitas vezes; ora em uma, ora em outra função a mim confiada. (Não fosse meu amigo e parceiro do som, Fabinho Ferreira, e eu teria cantado takes desafinados e fora do tom, rs.).


Foi complicado. 

Mas, até então, não havia me dado conta de que vivenciaria um dos momentos mais especiais nesses quase dez anos de audiovisual...
Renomado diretor de fotografia juiz-forano, com 30 anos de experiência – Mauro Pianta, o Encantador de Partículas Luminosas, encarnou seu primeiro personagem, o Ventania. (Aqui aproveito para parabenizar a make up stylist e figurinista Mariana Upegui Rigoli: ma-ra-vi-lho-sa a sua caracterização!). 

Terça-feira, 04 de agosto de 2015, bairro Poço Rico, Juiz de Fora, Minas Gerais. O sol de meio-dia e tanto brilhava implacável. O trânsito era ruidoso e intenso. 

Cena 11.
Posicionei a claquete na altura do rosto do Mauro e, por um breve segundo – me emocionei. “Soltei câmera” “Foi som”.
Pela primeira vez num set, ele estava vendo as costas da claquete.
(Clack!)
Está com você. Venta, Ventania!
Inesquecível, Maurinho, inesquecível.
Gracias pelo presente, Barbante! 


OBS: solidária também com a emoção sentida pelo diretor de fotografia Kiko Barbosa! Parabéns para Criador e Criatura!


foto Caio Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário