sexta-feira, 26 de junho de 2015

quando o cloro clarear



Vez ou outra o mistério me (i)mobiliza.
E mesmo que eu busque sinais
para entender o que não está escrito
- tudo permanece: hieróglifo.



Tenho um bem querer muito especial por este potinho.
Foi-me dado por meu pai quando eu era ainda uma menina.



Praia do Quebra Anzol, Rio do Peixe: meu primeiro acampamento.
Claro que eu estava eufórica com a gigantesca serpente de água pousando sua cabeça numa prainha de areias claras (foi isto que eu, aos 6, 7 anos de idade, imaginei ao ver aquele mundão d'água se mexendo) . Era ali que ficaríamos por três noites. E não há outra forma de traduzir: eu estava tomada pelo encantamento.
Em meio à minha contemplação ativa: eu olhava, cheirava, tocava, ouvia... meu pai me chamou.
Bem antes da ante antevéspera, eu já havia pedido para ajudá-los, ele e meu irmão, a montar a barraca (naquela época era preciso uma certa força e habilidade para fixar as estacas no chão e "arribar" todos os quilos da danada). Queria provar que, mesmo sendo mulher, eu era capaz de fazer tudo que meu irmão, cinco anos mais velho, fazia há mais tempo - eu queria ESTAR no meio do mato!
Duas das seis estacas foram confiadas a mim. E fiz bonito.
Avancê esticado e lá fui eu falar 'oi' com o rio. Lembro-me de ajoelhar na prainha, abaixar a cabeça até a superfície da água e ...
- Adriana, você não pode beber dessa água!

 
Comprimidos de cloro. (Sempre achei que um dia salvariam minha vida...)

Na manhã seguinte, meu irmão achou uma nascente "confiável", segundo o "conhecimento mateiro" deles, eu fiquei feliz por beber uma água recém-nascida e ainda me sobraram quatro preciosos comprimidinhos dentro do fofo potinho que ganhei de presente.
E meu pai, meu pai nunca acreditou que eu só queria mesmo era dar um beijo no rio. 




Logo nos meus primeiros dias de 2015 no mato, esta coisinha me reaparece.
"Eu vou mesmo salvar sua vida" 


Hein? Eu ouvi o potinho falar, gente?!
Eu escutei ele dizer isto?!
O POTINHO?! Bem, talvez os comprimidos... Mas daí seria "salvaremos"...


"Fique alerta ao sinais, sincronias, sintonia..."
Este eu reconheço: é meu Anjo Guardião, logo:
- Bora lá, Potinho de Comprimidos de Cloro! Bora descobrir a sua charada!






Anhangá
2015


foto Adriana Barata

Nenhum comentário:

Postar um comentário